top of page

Informações que valem “ouro” no pré-natal odontológico!


A consulta odontológica para a gestante (pré-natal odontológico), seja para prevenção ou até mesmo tratamento de algo é de fundamental importância (se você não leu o texto anterior, não deixe de ler), pois engloba a prevenção e o tratamento de lesões orais, as quais podem vir a ser fatores de risco para um parto prematuro, por exemplo.

Além disso, obter boas e necessárias informações, ainda na gestação, se faz muito importante, como:

· Importância do aleitamento materno para o sistema orofacial e preparo da musculação para a introdução alimentar;

· Impactos dos freios orais do bebê e teste da linguinha;

· Relação da técnica BLW e estímulos de crescimento ósseo;

· O não uso de bicos artificiais (impactos da chupeta, mordedores, mamadeiras, copos de transição com bico;

· Quando e como indicar a higienização da boca do bebê; introdução de escova e pasta de dente...

. Exterogestação


E, muitas outras informações valiosas para o “enxoval do bebê”.


Assim, uma boa condição de saúde bucal deve ser ofertada para que a gestante possa não só ter uma boa qualidade de vida como curtir, de modo saudável, o desenvolvimento do seu filho.

Nas consultas odontológicas, portanto, prezo por uma boa anamnese e exame clínico, os quais devem ser conduzidos em detalhes, para propiciar o melhor plano de tratamento e intervenção necessários, desde uma simples profilaxia, até um tratamento de canal, se for preciso. E se você acha que gestante não pode fazer exames radiográficos e tomar anestesia, digo-lhe que pode, mas, é claro, sempre sob o cuidado e expertise do profissional que está conduzindo a situação.


Um atendimento completo, interdisciplinar, individualizado e especializado, deve ser proporcionado à gestante diante de todo o seu contexto. Lembre-se: a saúde do bebê começa pela boca da sua mamãe!


Dra. Clarissiane Serafim



 
 
 

Comments


bottom of page